quinta-feira, 9 de maio de 2013

Guarda-Roupas x Bagunça

Já disse aqui o quanto tenho tido dificuldades de organizar minha parte do guarda-roupas né?! Digo minha parte porque o lado do meu marido é sempre muito arrumadinho, também né, não dá pra comparar a quantidade de coisas que ele tem com a quantidade que eu tenho, óbvio! Mulher sempre tem muito mais roupas do que os homens... É camisa, camiseta, lingerie, calça, shorts, saia, enfim, um milhão de roupas a mais!

Por isso resolvi participar de um Workshop especial sobre organização do guarda-roupas que aconteceu em um Shopping pertinho da minha casa.

E foi maaravilhoso, a sala estava cheia, todas as participantes mega interessadas e eu super aliviada por não ser a única "bagunceira" nesse mundo louco que é cuidar de uma casa rs.

As palestrantes foram a Cris e a Dete, consultoras de Organização e Personal Organizer, autoras do livro "Chega de Bagunça! Organize-se", que inclusive já está em sua 3ª edição.

crisedete.com.br


E lá vai um pouquinho do que aprendi no Workshop, espero que seja útil :)


  • 1º Passo: DESAPEGUE-SE !!!
    Para iniciar qualquer organização em qualquer ambiente é importante se desapegar, ou seja, se desfazer de tudo aquilo que não usamos mais. Com isso as energias se renovam e o ambiente transmitirá energias boas e positivas.
  • 2º Passo: Selecione
    Separe 3 sacolas. Sendo que a primeira sacola será para as roupas que serão doadas, a segunda sacola será para as roupas que podem ser customizadas (atenção: não guarde nessa sacola roupas que voltarão para o armário do mesmo jeito que saíram, SOMENTE roupas que serão customizadas OK?? Lembre-se da regra do desapego) e na terceira sacola separe as roupas mais caras, como: vestidos de festa, roupas de grife e/ou roupas novas que podem ser doadas para alguém da família ou até mesmo serem vendidas em brechós.
  • 3º Passo: Padronize
    A peça chave para uma organização eficiente no guarda-roupa é o cabide!
    Por isso é importante que haja padronização das cores. Cabides coloridos são confundidos com as cores das roupas, gerando mais conflito na hora de escolher uma peça para usar.
    Então lembre-se, cabides devem ser de uma cor só!!
    • Pendure apenas 1 peça no cabide. Roupas amontoadas mofam e são esquecidas pois estão escondidas debaixo do amontoado.
    • Elimine plásticos das roupas, pois ao invés de proteger, o plástico atrai umidade colaborando para o mofo nas roupas.
  • Gavetas e Prateleiras
    O ideal é separar as gavetas de acordo com a frequência com que usaremos as peças que serão guardadas nelas.
    • 1ª gaveta: Peças pequenas, como: lingerie, meias e biquínis. É importante ressaltar que os conjuntos de lingerie não devem ser separados.
    • 2ª gaveta: Camisetas.
      As camisetas devem ser guardadas formando uma escala de cores, onde as de tons claros ficam debaixo das camisetas de tons escuros, formando um degradê de cores. Isso protegerá as peças mais claras e auxiliará na visualização das roupas, facilitando na hora da escolha.
    • 3ª gaveta ou últimas gavetas: Pijamas.
  • As calças jeans devem ser dobradas (barra com cós para facilitar a visualização do modelo) e guardadas em prateleiras, já que não amassam. Mas, se o armário tiver um espaço amplo que caiba as calças em cabides eles devem ser resistentes para que não fiquem curvados e acabem estragando o tecido da calça.
  • Cintos não devem ser enrolados e sim pendurados em cabides.
  • Casacos e jaquetas podem ficar nos cabides desde que fiquem em último lugar, para que não esconda as peças menores ou de tecido mais fino que estejam penduradas.
  • Sapatos: O ideal é que os sapatos fiquem separados das roupas para que não transfira odor ou algum tipo de sujeira, antes de guardá-los é importante que eles fiquem um pouco fora do guarda-roupa para que recebam ar, precisam ser limpos para não levam sujeira da rua para dentro do armário.
    Os sapatos podem ser guardados em saquinhos de TNT, pois esse tecido não causa umidade, ajudando a conservar e organizar os sapatos.
  • Bolsas: Aquelas que usamos com mais frequência podem ser guardadas em prateleiras, já aquelas de festa ou que não usamos muito podem ser guardadas em embalagens de TNT (nunca guarde em saquinhos plásticos, embalagens de malha ou veludo, porque esses tecidos não auxiliam na ventilação e a bolsa mofa).
  • Enxoval:
    • Os conjuntos de lençóis e fronhas devem ficar juntos.
    • As toalhas devem ser guardadas fora do banheiro, para que não mofem por causa da umidade.
    • Não adianta guardar aquela colcha linda, ou aquele conjunto maravilhoso, porque eles correm o risco de nunca serem usados ou estragarem por causa do tempo. Renove energias, deixe sua casa linda, porque se ela estiver bonita e com boas energias todos notarão logo de cara.
    • 3 conjuntos de cada é suficiente! Nada de acumular um monte de coisa que não será usado.
Bom, vocês viram que aprendi muita coisa legal e interessante e espero que eu tenha conseguido passar um pouco para vocês. Acho que começando por aqui já nos ajuda muito! Vamos nos livrar da bagunça, renovar as energias dos nossos cantinhos e fazer com que nossos lares transborde apenas alegria, amor e paz.

5 comentários:

  1. Facebook da Cris & Dete é:
    www.facebook.com.br/crisedete

    ResponderExcluir
  2. Menina, quanta dicas maravilhosas!!!Um verdadeira aula!hahahaha
    Sempre tenho dificuldades com o meu guarda roupas...
    Essa do plástico atrair mais umidade para as roupas achei um máximo!Não sabia!
    Vou aproveitar que hoje é segunda e vou começar a me desapegar de várias coisas que estão ocupando lugar sem usar!:)
    Obrigada pela dica!
    Sucesso para você aqui no blog, quero sempre estar acompanhando as suas dicas, virei seguidora!!!!
    Depois venha conhecer meu blog tbem, será um prazer ter você por lá!
    Beijos lindahhh!
    http://millamirandah.com/
    Fanpage: curtir aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo querida, amei saber que as dicas te ajudaram, realmente a organização do guarda-roupas é uma polêmica nas nossas vidas rsrs.
      Ótimo saber que ganhei uma seguidora tão fofa como vc!
      Vou conferir seu Blog tbém, pode deixar.
      Beijos e sucesso.

      Excluir
  3. otimas dicas.
    belezadecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir